top of page

QUEM FOI ANANIAS?

   Residente de Damasco na Síria, foi um dos 70 discípulos de Jesus (Lucas 10:1), era um Judeu fiel de acordo com a lei e de reputação excelente entre os judeus que moravam em Damasco. Ananias foi chamado pelo Senhor para uma missão especial. Ele deveria fazer contato com o homem que viria a Damasco e o qual Deus pretendia usar para levar o evangelho aos gentios. O Senhor falou com Ananias em uma visão e o capacitou de forma que pudesse impor as mãos sobre um homem cego que precisava recuperar a sua visão.

   O homem a quem Ananias foi enviado era o oponente mais notório do cristianismo - Saulo de Tarso. Saulo disse em um julgamento: Estava tão “demasiadamente enfurecido” com os discípulos que, muitas vezes, obrigava-os “até a blasfemar” e que, sem misericórdia os perseguia “mesmo por cidades estranhas”. Ananias disse ao Senhor: “De muitos tenho ouvido a respeito desse homem. Quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; E para aqui trouxe autorização dos principais sacerdotes para prender à todos os que invocam o teu nome”.

   No caminho de Jerusalém para Damasco, Saulo encontrou Jesus e quando Saulo viu uma luz brilhante no céu, caiu por terra e uma voz perguntou: "Saulo, Saulo. Por que me persegues?" Saulo respondeu: "Quem és Tu, Senhor?". A voz lhe replicou: "Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer". Os companheiros de Saulo ouviram a voz, mas não viram ninguém. Saulo ficou cego, e foi levado a casa de Judas na Rua Direita em Damasco, onde ele ficou três dias sem comer e sem beber.

    O Senhor explicou à Ananias onde encontrar Saulo e orando entrou na casa. Curou Saulo e falou para ele de Jesus. Ananias lhe disse: “E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele". Saulo se levantou, foi batizado por Ananias e ficou alguns dias em Damasco com os mesmos discípulos que ele tinha planejado perseguir. Nunca foi dada a Ananias uma anotação especial pelos escritores por seu papel corajoso.

Ananias de Damasco

Ananias curando Saulo

Capela no porão da casa de Ananias, em Damasco

bottom of page